• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS

Somos

... Jovens que louvam com canções, crendo que a Excelência honra à Deus!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O que é lazer santo? - Parte 2

Equilíbrio

Como em todas as áreas da vida cristã, a solução é encontrar o equilíbrio certo entre os dois extremos. Porém, isto não é uma mera questão de somar e dividir por dois; também não adianta estabelecer uma série de parâmetros exteriores para dizer o que se pode e não se pode fazer.

Lazer santo não significa deixar de passear, fugir de certas diversões, ou estabelecer um limite de gastos. É conseqüência de uma atitude de coração, pois é de lá que procedem as fontes da vida (Pv 4.23). Se Jesus não é Senhor da nossa vida, se o limite da nossa experiência cristã é procurar em Deus a solução das nossas angústias e distúrbios interiores e exteriores, se não fomos inflamados para conquistar "aquilo" para o qual fomos conquistados (Fp 3.12), se não existe, enfim, um grande alvo superior que dá sentido para toda nossa existência, então qualquer padrão exterior do que é lícito ou não para o cristão praticar no seu lazer será apenas uma casca vazia de legalismo.

A partir do momento, contudo, que formos conquistados por esta visão celestial, nossa atitude em relação ao lazer (como também em relação a todas as outras coisas) começa a mudar. Neste caso, a tendência é cair no primeiro extremo, mas precisaremos aprender que nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19) e que somos responsáveis por cuidar dele. O descanso, o espaço, o alívio e a pausa são fatores necessários, instituídos por Deus e que não podemos ignorar (veja outras matérias nesta edição, que tratam de forma mais completa deste aspecto).

O lazer se enquadra, então, junto com as demais necessidades do corpo, que são reais e reconhecidas por Deus. Jesus, por exemplo, em Mateus 6.25-34, cita comida, bebida e vestuário como coisas de que realmente precisamos: "pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas" (v. 32).

Evidentemente, nossas necessidades físicas incluem várias outras coisas além destas três, mas aprendemos nesta passagem como devemos tratar a todas elas: não como prioridades, conforme fazem os gentios, mas como provisões que nosso Pai celestial nos dará quando buscarmos os interesses dele em primeiro lugar. Quando Paulo fala a respeito do que se pode comer, do dia em que se deve descansar, ou de coisas exteriores que se relacionam com o corpo, ele nos dá outro princípio importante. "Todas as coisas me são lícitas..." (1 Co 6.12). Em outras palavras, não é uma questão da atividade, do alimento, do dia, da diversão ou do passeio em si. "...Mas nem todas convêm"; ou seja, podem existir várias razões, por causa do testemunho, de outras pessoas, da situação financeira ou de circunstâncias específicas, para se eliminar uma determinada opção de lazer.

Finalmente, e mais importante: "Eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". O lazer nunca pode ser o objetivo, um fim em si mesmo. É apenas um instrumento que contribui para nosso alvo maior, pois nos deixa mais dispostos e inteiros para perseguir a visão de Deus. Se prestamos obediência, ou somos dominados por alguma coisa, passamos a ser servos ou escravos daquilo (Rm 6.16), e nesta mesma medida deixamos de ser servos do Senhor.

Aqueles que estão numa competição subjugam seus desejos desordenados para ganhar o prêmio (1 Co 9.25-27); o soldado suporta sofrimento e não desvia sua atenção para "negócios desta vida" (2 Tm 2.3,4); da mesma forma, devemos cuidar do corpo mas lutar constantemente para que seus desejos não venham a exercer controle sobre nós. Os que compram devem agir como se nada possuíssem, os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem (1 Co 7.29-31); em outras palavras, usamos o lazer como recurso necessário, mas não vivemos em função dele.

Paulo falava também daqueles cujo deus era o ventre (Fp 3.19; Rm 16.18) e que eram mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus (2 Tm 3.4). Podemos ser membros fiéis de uma igreja, dar regularmente nossos dízimos e ofertas e ainda viver em função dos nossos próprios desejos (o ventre) e nos entusiasmar mais com nossas viagens, passeios, hobbies ou passatempos do que com os interesses do Reino de Deus.

Fonte: SEPAL








Postado por Coral de Jovens - Templo Central às 13:30
Marcadores: Edificacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Solte a Voz...

MENU

  • Edificacao
  • Em comum
  • Estamos Ensaiando
  • Eventos
  • Fale Conosco
  • Missao Jovem
  • News
  • Quem somos

CJ no Facebook... Curtiu?

Amigos do Coral Jovem

Ritornello - CENTENÁRIO

Não podem soltar a voz

Eu Solto a Voz

Chega ao espaço mais especial de nosso BLOG a soprano Lia Mota! Imperdível entrevista!


O que não pode faltar na geladeira: Frutas e algum tipo de doce (sou quase uma formiga!).

Prato preferido: Não sou fã de carnes, prefiro pratos que contenham massas e legumes, verduras, hortaliças em geral.

O que faz para relaxar: Deito e ouço música, ela me desliga do resto do mundo.

Quem você admira? Dentre várias pessoas, destaco a minha mãe, que abdicou da carreira profissional para cuidar da família. Foi um ato de coragem e amor, e ela fez isso muito bem.

O que faz nas horas vagas? Depende do momento. Se estiver em casa, leio, desenho, pinto, uso o computador, assisto filmes. Se puder sair, vou ao shopping ou visito exposições de arte.

Um medo: Não ver alguns sonhos se tornarem realidade. Seria decepcionante...

Uma lembrança de infância: Eu tinha uns sete anos, Lídia e eu fizemos umas bagunças que deixaram nosso pai bem irritado, como ele já estava de saída para o trabalho, ameaçou levarmos umas cintadas quando ele voltasse. Ficamos com medo, corremos pra casa da vovó e ela nos deu uma ideia genial (tinha que ser a vovó!). Queimamos o cinto da possível surra e o enterramos em um vaso grande de planta da nossa benfeitora! Quando papai chegou, esqueceu a promessa, mas por vários dias ele procurou o tal cinto. Mamãe e vovó guardaram o segredo e até hoje ele não sabe como o cinto sumiu!

Uma mania: Lavar as mãos sempre.

Uma viagem inesquecível: Não aconteceu, perdi a oportunidade.

Livro de cabeceira: A Bíblia, literalmente, ela está sempre ao lado do travesseiro. E, ultimamente, algumas leituras obrigatórias da faculdade.

Trilha sonora: Não tenho uma específica, mas tenho umas trezentas no computador, dos mais variados estilos e pra todos os gostos!

Eu sou péssima em... Gravar qualquer informação que possa ser um código: nomes, números, lugares etc. Dá um nó no meu cérebro!

Eu sou ótima em... Realizar atividades manuais. Deve ser coisa de artista!

Um sonho para a velhice: Desfrutar de uma boa vida com minha futura família: meu amor Alex e nossos filhinhos. Quero olhar pra trás e ver que valeram a pena as lutas, as tristezas, os desgastes físicos e emocionais, e que confiar em Deus é sempre a melhor coisa a se fazer. Quero que o Salmo 128 seja realidade em nossas vidas, para dizermos com orgulho “eu e minha casa servimos ao Senhor!”

Um arrependimento: Não ter aproveitado o momento certo para realizar algumas coisas, ter me precipitado em algumas decisões, ter calado quando eu deveria falar... Não queria tê-lo, mas enfim... O arrependimento é uma sensação que machuca!

Mulheres são... Lutadoras, determinadas e fortes quando precisam ser, em geral, sabem manter o equilíbrio e superam as dificuldades sem perder o encanto da feminilidade.

Homens são... Protetores por natureza, lutadores, de fortes decisões. Mas, também são frágeis, geralmente não aguentam a pressão emocional.

Uma frase: “Eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura” – Fernando Pessoa

Um presente: O maior de todos: a Salvação em Jesus!

Sua meta: Viver plenamente, intensamente, olhando para Cristo e fazendo a sua vontade. Saber que minha vida está nas mãos de Deus me dá esperança para seguir adiante e não desistir jamais!

Deus... O meu Grande Pai, protetor, melhor amigo e confidente. Como Ele não há ninguém!


Conheceu.. Comentou!

CJ

Somos Membros!

União de Blogueiros Evangélicos

EXPEDIENTE


Produção e Edição:

Coral Jovem TC
Assessoria de Comunicação:
Angélica Cândido
Ano: 2011

Arte do Cabeçalho:
David Guedes
Contatos: davidserrao@yahoo.com.br

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
I Cor 10-31



  • Search






    • Home
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • Edit

    © Copyright CJ. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Back to Top